sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

2o Encontro da Rede Cultura

Aconteceu neste sábado, 14 de fevereiro, o 2º encontro da Rede Cultura no Sesc São João de Meriti.

Contando com muitos novos integrantes e com uma frequência de mais de 30 pessoas, a rede iniciou com a apresentação de todos.

Tivemos participantes de Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Niterói, Barra Mansa, Rio (capital) vindos de Madureira, Vila Isabel, Laranjeiras, além de São João de Meriti. Destaque para Ruth de Nuremberg na Alemanha que se esforçou para entender o que estava sendo dito, além de Begoña proveniente da Argentina.


Havia gente tratando dos mais diferentes temas: Cineclubes (como o Mate com Angu), cineastas e videomakers, poetas, arte educadores, artistas e produtores teatrais, bandas de rock, articuladores culturais com suas bibliotecas volantes ou abertas, além do Fórum Meritiense de Cultura em bom peso.

Egeu apresentou uma reflexão sobre: o que fazer com a rede? Como dar os próximos passos?


Acompanhamos sua reflexão sobre quais os elementos que apoiam uma AÇÃO: Reflexão, Articulação compõem o eixo horizontal, enquanto Comunicação e Informação um eixo transversal. Refletimos ainda sobre Cultura e suas diversas manifestações.


Por fim repassou-se à rede quais demandas e/ou questões seriam consideradas mais importantes que a própria rede pudesse ajudar seus membros a resolverem. As contribuições surgidas apontaram para as seguintes ações:

- Realizar oficinas para domínio da ferramenta NING - que gerencia a Rede Cultura no espaço da WEB;

- Mobilizar a rede cultura virtualmente - circulando informações para todos - quem souber de algum edital, novidade, notícia (mesmo que a si mesmo não seja importante), veicular na Rede;

- Oficina de capacitação em redação de projetos - notou-se uma demanda importante que seus atores sejam capacitados / orientados na elaboração de projetos, adequando-se aos editais disponíveis; Captação de recursos - sejam eles financeiros, técnicos ou de infra para apresentação artística, se mostrou fundamental para o apoio aos grupos.

- Conhecendo-se na Rede - Como elaborar um perfil + completo possível das pessoas / instituições presentes na Rede para que todos se conheçam;

- Abrir uma seção CURSOS - seja para a ferramenta NING disponibilizando manuais, cartilhas; além dos demais cursos como capacitação em elaboração de projetos ou mesmo para formação artística.


Encerrando o encontro, pudemos desfrutar de um café variado para animar o bate papo com a galera. Afinal é aí que a gente se conhece, combina parcerias e desdobramentos.

Não veio? Pois é, perdeu o café e a oportunidade de conhecer (e ser conhecido por) uma galera que articula e faz cultura.

Então não perca o próximo - 21 de março às 14 no Sesc São João de Meriti - veja em EVENTOS.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Contribua da melhor forma na construção desta rede