segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A criação da rede de cultura

Na parte da tarde, da 3ª Jornada Cultural na Baixada Fluminense, organizadores, palestrantes, produtores e artistas participaram de um debate sobre a criação de uma rede de grupos culturais. O objetivo desta rede foi discutido e ficou claro: sua função é fazer a informação circular, organizar, mobilizar e traçar uma estratégia para a que a união de interessados possa trazer visibilidade e articulação à classe.

“Necessidade junta e o dinheiro separa. Por isso a rede faz a articulação, compartilha informação, mas não escreve projetos. Quem escreve projetos são os grupos que participam da rede”, norteou Richard Riguetti, representante da redes estadual e nacional de Teatro de Rua e fundador do grupo Off-Sina.

Gilberto Fugimoto, assessor de projetos comunitários do SESC Rio, apontou as diretrizes que uma rede como esta pode seguir. Para ele, a agenda desta rede cultural deve manter em sua pauta: a formação artística de seus participantes; estratégias para trazer visibilidade ao grupo; a troca de oportunidades de apresentações; capacitação para elaboração de projetos e a a busca de meios para garantir a sustentabilidade de cada grupo.

Como apontou Gilberto, “não existe rede sem encontros presenciais”. Por isso, o grupo planejou uma agenda de encontros:

A rede se reunirá no terceiro sábado de cada mês, de 14h às 16h, no SESC São João de Meriti. Seguindo este calendário, a primeira reunião acontecerá no dia 17 de janeiro de 2009.


Também ficou acordado que reuniões com as demais redes do estado (como aquelas a serem criadas em Barra Mansa e Miracema) devem acontecer semestralmente, em um local a ser escolhido.

Como disse Richard, “a rede deve agir local e pensar nacional. Primeiro, temos que conquistar os nossos vizinhos”.

Paralelamente a estes encontros presenciais, este blog pretende ser um espaço livre para o intercâmbio de idéias!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Contribua da melhor forma na construção desta rede